На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Preta (em sânscrito: प्रेत, em tibetano: ཡི་དྭགས་ yi dags), também conhecido como fantasma faminto, é o nome sânscrito para um tipo de ser sobrenatural descrito no hinduísmo, budismo, taoísmo e na religião popular chinesa e vietnamita como alguém sofrendo mais que os humanos, particularmente um nível extremo de fome e sede. Eles têm suas origens nas religiões indianas e foram adotados pelas religiões do leste asiático através da disseminação do budismo. Preta é frequentemente traduzido como " fantasma faminto" ou "espírito ávido" da adaptação chinesa. Nas primeiras fontes, como o Petavatthu, eles são muito mais variados. As descrições abaixo aplicam-se principalmente neste contexto mais restrito.
Acredita-se que os pretas tenham sido pessoas falsas, corruptas, compulsivas, enganosas, invejosas ou gananciosas em uma vida anterior. Como resultado de seu carma, eles são afligidos por uma fome insaciável por uma determinada substância ou objeto. Tradicionalmente, é algo repugnante ou humilhante, como cadáveres ou fezes, embora, em histórias mais recentes, possa ser qualquer coisa, por mais bizarra que seja.
Através da crença e influência do hinduísmo e do budismo em grande parte da Ásia, o preta figura com destaque nas culturas da Índia, Sri Lanka, China, Japão, Coreia, Vietnã, Tibete, Tailândia, Camboja, Laos e Mianmar.